Cena burlesca: O uso do humor nas imagens dos candidatos nas eleições de 1989, 2002, 2006
Resumo
Existem certos enunciados simbólicos nas eleições no qual políticos buscam preencher a fim de construir o melhor candidato possível para vencer a disputa eleitoral. As imagens publicadas na mídia tentam preencher tais enunciados, utilizando fotos com criança, lideranças políticas entre outras. São veiculadas imagens que não descaracterizem o candidato, porém dependeram da disputa política que se desenha. O trabalho procura analisar as imagens publicadas nas revistas Veja e IstoÉ das campanhas presidências de 1989, 2002 e 2006 que estabeleçam interações entre o humor e as imagens dos principais candidatos. A exposição de situações humorísticas dos candidatos tem como objetivo dessacralizar o poder. Assim, constatamos que as características de um humor ridicularizador irá contrabalancear os aspectos conflitivos e polêmicos da intenção da imagem.
Palavras-chave
imagens fotográficas; mídia impressa; campanhas presidenciais; humor
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PDFDOI: https://doi.org/10.23925/1982-4807.2010i8p%25p
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