Mídia, infância e cotidiano: a ressignificação de conteúdos eróticos e sexuais por crianças em contextos populares

Autores

  • Jacqueline Sobral PUC-RJ

DOI:

https://doi.org/10.23925/1982-4807.2014i16p%25p

Palavras-chave:

Estudos de recepção, infância, mídia, erotismo

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre os usos sociais e apropriações que crianças moradoras de uma comunidade na zona oeste de São Paulo fazem de conteúdos eróticos e sexuais veiculados na mídia, contestando uma perspectiva funcionalista de causa e efeito, que percebe a criança como um "ser passivo". Os depoimentos foram colhidos durante um estudo de recepção de orientação etnográfica, realizado com base em paradigmas que percebem a criança como sujeito, ainda que em formação, que não só é influenciada pelo mundo adulto, mas também dialoga, influencia, constrói significados próprios e produz sua própria cultura.

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Biografia do Autor

Jacqueline Sobral, PUC-RJ

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Como Citar

Sobral, J. (2015). Mídia, infância e cotidiano: a ressignificação de conteúdos eróticos e sexuais por crianças em contextos populares. Ponto-e-Vírgula, (16). https://doi.org/10.23925/1982-4807.2014i16p%p