Crise do trabalho na virada do século XX-XXI: economia solidária versus empreendedorismo

Autores

  • Laura Senna Ferreira Doutora em Sociologia pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora de Sociologia no Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

DOI:

https://doi.org/10.23925/1982-4807.2017i22p43-58

Palavras-chave:

Crise da sociedade salarial, Economia solidária, Empreendedorismo

Resumo

A finalidade deste artigo é analisar o debate teórico envolvendo os temas da economia solidária e do empreendedorismo. Busca-se responder às seguintes indagações: Quais os fundamentos epistêmicos das noções de empreendedorismo e de economia solidária? Estas perspectivas podem ser associadas, respectivamente, aos princípios liberais e socialistas? Quais elementos aproximam e quais diferenciam ambos os pressupostos? Tais questionamentos tem como base histórica a conjuntura de reconversão produtiva que, a partir dos anos 1970, como saída para a crise da sociedade salarial, fortalece, por um lado, a economia solidária e, por outro, o empreendedorismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Laura Senna Ferreira, Doutora em Sociologia pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora de Sociologia no Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Doutora em Sociologia pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora de Sociologia no Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Downloads

Publicado

2018-02-18

Como Citar

Ferreira, L. S. (2018). Crise do trabalho na virada do século XX-XXI: economia solidária versus empreendedorismo. Ponto-E-Vírgula, (22), 43–58. https://doi.org/10.23925/1982-4807.2017i22p43-58

Edição

Seção

Artigos