Pós-colonialismo e feminismo decolonial: caminhos para uma compreensão anti-essencialista do mundo

Autores

  • Gabriel de Sena Jardim Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Claudio São Thiago Cavas Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.23925/1982-4807.2017i22p73-91

Palavras-chave:

Pós-colonialismo, Feminismo Decolonial, Epistemologia de Fronteira

Resumo

O imperialismo e as práticas coloniais monopolizaram todo um sistema de representações, configurando estruturas ideológicas pautadas por uma suposta essência ou natureza, especialmente atribuída às mulheres e à população negra, justificando a opressão e a dominação de gênero e raça. O presente artigo analisa alguns caminhos teóricos para uma compreensão anti-essencialista do mundo: no quadro dos estudos pós-coloniais, a revisão de alguns conceitos propõe uma leitura crítica sobre a continuidade das relações coloniais de dominação e opressão evidenciando a dupla colonização das mulheres. O feminismo decolonial indica um outro caminho possível propondo analisar a opressão de gênero e raça a partir de uma epistemologia de fronteira. Os resultados indicam uma compreensão histórico-sociológica sobre a colonialidade e suas repercussões na contemporaneidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gabriel de Sena Jardim, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor Adjunto do Instituto de Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IGEOG/UERJ). Doutor em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social – Programa EICOS – Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com estágio realizado na Université Charles-de-Gaulle – Lille III (Doutorado Sanduíche com bolsa de estudos do Programa de Cooperação Internacional CAPES/COFECUB). Atualmente membro do Grupo de Pesquisas ‘Laboratório de Imagens: Gênero, Corpo, Espaço, Participação e Desenvolvimento, Migração e Mobilidades Culturais’.

Claudio São Thiago Cavas, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor Adjunto do Instituto de Psicologia – Programa de Pós-Graduação EICOS – da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IP/UFRJ). Doutor em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social – Programa EICOS – Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com estágio realizado na Université Charles-de-Gaulle – Lille III (Pós-Doutorado Sanduíche com bolsa de estudos do Programa de Cooperação Internacional CAPES/COFECUB). Mestre em Psicologia Social e do Trabalho pela Université Paris Ouest Nanterre La Défense – Paris X. Atualmente membro do Grupo de Pesquisas ‘Laboratório de Imagens: Gênero, Corpo, Espaço, Participação e Desenvolvimento, Migração e Mobilidades Culturais’.

Downloads

Publicado

2018-02-18

Como Citar

Jardim, G. de S., & Cavas, C. S. T. (2018). Pós-colonialismo e feminismo decolonial: caminhos para uma compreensão anti-essencialista do mundo. Ponto-E-Vírgula, (22), 73–91. https://doi.org/10.23925/1982-4807.2017i22p73-91

Edição

Seção

Artigos