Os sinuosos trilhos soviéticos: Alexandre Medvedkine e o cine-trem

Autores

  • Rafael Fermino Beverari Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo; professor das Faculdades Integradas Campos Salles, São Paulo-SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/1982-4807.2017i21p54-67

Palavras-chave:

Cinema, Marxismo, Organização do trabalho, Proletariado

Resumo

A dimensão técnica das experiências cinematográficas soviéticas ganha novos contornos a partir das produções de seus expoentes cineastas como Eisenstein, Vertov, Pudovkin, Dovzhenko, entre outros. No entanto, diferentes projetos envolvendo a cinematografia russa insurgem no interior do contexto revolucionário. É o caso do cinetrem, organizado por Alexandre Medvedkine, que percorre grande parte do território soviético no ano de 1932 e cujas práticas da elaboração de roteiro, captação de imagens, montagem e exibição se aproximam do cotidiano da luta de classes.

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Publicado

2017-07-13

Como Citar

Beverari, R. F. (2017). Os sinuosos trilhos soviéticos: Alexandre Medvedkine e o cine-trem. Ponto-E-Vírgula, (21), 54–67. https://doi.org/10.23925/1982-4807.2017i21p54-67