Gestão pública nas cidades – exercício para a identificação de possibilidades para a vida pós pandemia

Autores

  • Greiner Costa
  • Adriano Caetano Santos

DOI:

https://doi.org/10.23925/1982-4807.2019i26p68-90

Palavras-chave:

políticas públicas locais, pandemia covid-19, projetos colaborativos

Resumo

O estudo descreve a realização de um conjunto de atividades on-line que os autores organizaram com equipes de gestores públicos de uma cidade média do Estado de São Paulo entre maio e julho de 2020. Foram identificadas as percepções dos participantes sobre a situação vivenciada pelo país naquele momento e debatidas possibilidades para respostas do poder público local ao grave quadro colocado pela pandemia COVID-19. O trabalho pode ser considerado assessoria técnica para a elaboração de políticas públicas e também um caso de pesquisa participante. Para seu desenvolvimento seguiu um roteiro com o objetivo final de formulação de iniciativas governamentais locais como respostas à crise. Foram identificadas possibilidades para políticas públicas para que o período pós pandemia naquele município pudesse ser regido por princípios e diretrizes de maior convivência entre as pessoas, sustentabilidade ambiental, combate à desigualdade, inclusão social e respeito às normas e protocolos sanitários. Ao final, foram delineadas propostas de ação local, avaliadas pelo maior impacto para a população e com viabilidade para execução.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Greiner Costa

Engenheiro Civil, com mestrado em Educação e doutorado em Política Científica e Tecnológica pela Unicamp. Atua em assessoria na elaboração de políticas públicas e planejamento estratégico. 

greiner.tmc@gmail.com

Adriano Caetano Santos

Adriano Caetano Santos – Formado em ciências sociais e com mestrado pela Unicamp em Ciência Política. É servidor público federal da carreira de analista de políticas sociais. Especialista em planejamento, mediação de trabalho de grupos, presencial e remoto.

Downloads

Publicado

2020-12-20

Como Citar

Costa, G., & Santos, A. C. (2020). Gestão pública nas cidades – exercício para a identificação de possibilidades para a vida pós pandemia. Ponto-E-Vírgula, (26), 68–90. https://doi.org/10.23925/1982-4807.2019i26p68-90

Edição

Seção

Dossiê Democracia para quê?