A Produção da Política Ambiental Urbana no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1982-4807.2020i27p33-44

Palavras-chave:

sustentabilidade urbana, políticas ambientais, cidades sustentáveis

Resumo

Este artigo aponta o surgimento e evolução da política ambiental urbana no Brasil. Essa agenda tem aumentado nas últimas décadas do século XX devido à intensa urbanização e ao crescimento populacional nas áreas urbanas. Este estudo tem como objetivo discutir as perspectivas de sustentabilidade urbana e abordagens de políticas sustentáveis para a adaptação. Do ponto de vista da escala, enfoca como as políticas urbanas internacionais e nacionais têm destacado questões sobre processos sociais e a redução das desigualdades existentes. Nesse sentido, muito já foi legislado desde que os setores institucionais conheceram as políticas públicas ambientais. No entanto, permanece a questão de até que ponto os vários setores da sociedade têm um papel efetivo na formulação e consolidação de políticas. A metodologia é baseada em uma perspectiva hipotético-dedutiva realizada por meio de uma revisão da literatura e uma análise documental. Para tanto, foi realizado um estado de arte sobre o contexto histórico urbano nacional, observando a inclusão do tema no Texto Constitucional, sua especificação com a promulgação do Estatuto das Cidades e a ampliação das competências municipais visando à aplicação da lei urbana. A análise da política ambiental urbana revela a profusão de práticas que visam inserir as cidades ou mesmo colocá-las em um ranking de resultados que atenda a determinados setores e atores sociais, resultando em uma ambientalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcio Valério Effgen

Graduado em Direito e Mestre em Sociologia Política pela Universidade Vila Velha-UVV/ES. Doutorando no Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC/SP.

Augusto Cesar Salomão Mozine

Professor do Curso de Direito e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da Universidade Vila Velha. Mestre e Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC/SP. Pesquisador-Líder do Grupo de Pesquisa em Ecologia Política e Governança Ambiental-EcoPol.

Downloads

Publicado

2021-01-05

Como Citar

Effgen, M. V., & Mozine, A. C. S. (2021). A Produção da Política Ambiental Urbana no Brasil. Ponto-E-Vírgula, (27), 33–44. https://doi.org/10.23925/1982-4807.2020i27p33-44

Edição

Seção

Dossiê Cidade, Cultura, Trabalho