Infância negra em contexto: invisibilizada, mas presente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1982-4807.2020i28p5-18

Palavras-chave:

Formação Continuada, Criança Negra, Educação Infantil

Resumo

No Brasil, o racismo é cultural e historicamente presente nas mais variadas esferas da sociedade. Considerando essa problemática, este artigo traz um recorte da dissertação de mestrado que teve como objetivo analisar em que medida a formação continuada contribui para que o professor de educação infantil, que atende crianças de 0 a 3 anos, possa lidar com as diferenças raciais no espaço escolar de um Centro de Educação Infantil (CEI), a partir das contribuições formativas de um trabalho pedagógico voltado às questões étnico-raciais, desenvolvido em horário de Projeto Especial de Ação (PEA). O estudo de abordagem qualitativa foi realizado com professoras atuantes em CEIs da zona leste da cidade de São Paulo e que participaram de uma formação sobre a diversidade étnico-racial do Projeto Especial de Ação (PEA), nos anos de 2017 e 2018. Como apontamentos da análise desse estudo, infere-se que as professoras se sentiam desconfortáveis e despreparadas para tecer discussão sobre questões raciais no ambiente educacional, sendo que para a maioria delas o silenciamento ainda é um problema. Outro aspecto relevante é que há evidências de apropriação do entendimento sobre a temática à medida que promoveu reflexões sobre a discriminação racial e a invisibilidade nas suas práticas pedagógicas, no entanto, as ações em situações práticas e nas decisões do cotidiano são o que realmente determinam se houve aprendizado ou não.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rita de Cássia Marques dos Santos Fraga, PNTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO

Rita de Cássia Marques dos Santos Fraga, Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2019), Professora de Educação Infantil - Prefeitura de São Paulo; Área: Educação.

Downloads

Publicado

2021-01-22

Como Citar

Fraga, R. de C. M. dos S. (2021). Infância negra em contexto: invisibilizada, mas presente. Ponto-E-Vírgula, (28), 5–18. https://doi.org/10.23925/1982-4807.2020i28p5-18

Edição

Seção

Dossiê Educação, Infâncias e Juventudes: Direitos e Contextos