Com a pouca luz que resta

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1982-4807.2019i26p154-164

Resumo

Com a pouca luz que resta é um ensaio realizado no interior de um enorme edifício abandonado no centro de João Pessoa, prédio modernista que até recentemente pertencia ao Ministério das Cidades, outrora sede do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Federais (IPASE), e, por algum tempo, abrigo de pessoas sem-teto.
Esvaziado de gente pelo poder público, restam hoje apenas vestígios de seus últimos ocupantes, um cenário triste despojado de vida. O que dava sentido àquele lugar - abrigo, moradia, lar -, se ancora nos dias de hoje nos objetos e arranjos espaciais deteriorados pela ação do tempo deixados por seus últimos ocupantes. São traços de uma memória que o passar de dias e noites está tratando de esconder na penumbra de um eclipse permanente: o apagamento dessa história como parecem querer o poder público e a sociedade. Com a pouca luz que resta procura representar um pouco da poética desse espaço, e resguardar um tanto da memória que ainda resta e que paulatinamente está se esvaindo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Paulo José Rossi, UNIESP Centro Universitário

Paulo José Rossi é mestre em Sociologia pela USP, professor e fotógrafo autoral. Lecionou no Bacharelado em Fotografia do SENAC-SP, e na Pós-graduação em Fotografia: práticas poéticas e culturais da FAAP-SP. É professor nos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Design de Interiores do UNIESP-PB. Realizou duas exposições individuais e participou de várias coletivas. Atuou como curador associado do projeto Corpo Imagem dos Terreiros: experiência ritual, produção de presença (MinC, 2010).

Downloads

Publicado

2020-12-20

Como Citar

Rossi, P. J. (2020). Com a pouca luz que resta. Ponto-E-Vírgula, (26), 154–164. https://doi.org/10.23925/1982-4807.2019i26p154-164

Edição

Seção

Ensaios fotográficos e Ilustrações