ITINERÂNCIAS SOBRE A NOSSA RELAÇÃO COM A ESCRITA: RELATOS E EXPERIÊNCIAS

Auteurs-es

  • Vanessa dos Anjos Ad-hoc no PROAP, Escola de Adm. - UFBA | Profa. Orientadora de TCC em Adm. Pública - UFBA | Profa. em Programas de Pós-Graduação nas áreas de Saúde e Educação
  • Mônica Daltro Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

Mots-clés :

Escrita; , Processo Sensorial; , Criatividade; , Legado Cultural; , Transformação.

Résumé

Este artigo, resultado de observações realizadas no contexto de uma pesquisa itinerante, explora a escrita como um processo transformador e sensorial, comparando-a ao trabalho do oleiro que molda o barro. A partir de uma experiência vivida em olarias, a reflexão se expande para mostrar como a escrita, assim como o artesanato, envolve os sentidos e a criatividade, conectando o passado ao presente. Ao estabelecer paralelos com figuras como Anne Frank, cujo diário se tornou um símbolo de resistência, e Vincent Van Gogh, que usava as cartas como forma de expressar suas emoções mais profundas, o texto discute o papel da escrita na construção de legados culturais e afetivos. Autores como Paulo Freire e Merleau-Ponty ajudam a fundamentar a visão da escrita como uma prática de expressão que vai além do registro histórico, sendo uma maneira de moldar ideias, sentimentos e narrativas. A mensagem final destaca o impacto duradouro da escrita, que, assim como as obras de arte e as criações manuais, transcende o tempo e transforma tanto o escritor quanto o leitor, deixando um legado que ecoa para as futuras gerações.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Vanessa dos Anjos, Ad-hoc no PROAP, Escola de Adm. - UFBA | Profa. Orientadora de TCC em Adm. Pública - UFBA | Profa. em Programas de Pós-Graduação nas áreas de Saúde e Educação

Vänessã Fragoso̊

Psicóloga. CRP/06:193567 | Arteterapeuta | Pedagoga

Dra. Medicina e Saúde Humana – Linha de Pesquisa em Saúde Mental/Neurociência
Me. em Tecnologias em Educação e Redes Sociais

Consultora Sociopedagógica Ad-hoc no PROAP, Escola de Adm. - UFBA | Profa. Orientadora de TCC em Adm. Pública - UFBA | Profa. em Programas de Pós-Graduação nas áreas de Saúde e Educação

Iniciativas nas Interfaces entre Aprendizagem Criativa, Saúde e Educação

Especialista em Desenvolvimento de Pessoas e Aprendizagem Corporativa

São Paulo/SP. vanessafragoso@yahoo.com.br

Lattes: lattes.cnpq.br/0735288007250867 

Mônica Daltro, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

Psicóloga/ Professora Titular 

Dra. Medicina e Saúde Humana – Linha de Pesquisa em Saúde Mental/Neurociência

Curso Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Medicina e Saúde Humana

Coordenadora do Mestrado Profissional Psicologia e Intervenções em Saúde

Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

Editora Científica da Revista Psicologia Diversidade e Saúde

monicardaltro@gmail.com

http://lattes.cnpq.br/8275952865057393 / 

https://orcid.org/0000-0002-5579-0914

Références

BACCEGA, Maria Aparecida. Apresentação. In: CINTRA, A. M. et al. Para entender as linguagens documentárias. 2. ed. São Paulo: Polis, 2002.

BARTHES, Roland. O prazer do texto. São Paulo: Perspectiva, 1984.

BECKER, Howard S. Truques da escrita: para começar e terminar teses, livros e artigos. Trad. Denise Bottmann. Rio de Janeiro: Zahar, 2015.

BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. São Paulo: EdUC, 1999.

CAVAJAL PÉREZ, F.; RAMOS GARCÍA, J. Ensinar ou aprender a ler e a escrever? Trad. Cláudia Schilling. Porto Alegre: Artmed, 2001.

DAMIAO, Sandra; SACRISTÁN, Julián. Escrita e reflexão: uma abordagem crítica. São Paulo: Cortez, 2005.

FOUCAULT, Michel. O que é um autor? In: ______. Ditos e escritos, III: Estética: Literatura e Pintura, Música e Cinema. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001. p. 264-298.

FRANK, Anne. O diário de Anne Frank. 69. ed. Rio de Janeiro: BestBolso, 2019.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

HABERMAS, Jürgen. Théorie de l’Agir Communicationnel : Rationalité de l’Agir et Rationalisation de la Société. v. 1. Paris: Fayard, 1987.

LE COADIC, Yves-François. A ciência da informação. 2. ed. Brasília: Briquet de Lemos, 2004.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20-28, 2002.

LUHMANN, Niklas. Sistemas Sociais: Lineamentos para uma Teoria Geral. Barcelona: Anthropos, 1998.

MEIRA, Ana C. S. A escrita: a voz do ausente. Revista de Estudos Psicanalíticos, São Paulo, SP, dez. 2016. Disponível em: http://www.spbsb.org.br/site/images/Novo_Alter/2014_2015_2016/A_escrita_voz.pdf. Acesso em: 01 set. 2024.

SILVA, Marília Zampieri; GOTO, Tommy Akira. Aportes de uma psicologia fenomenológica da dor e do sofrimento. In: FEIJOO, A.; LESSA, P. (Orgs.). Fenomenologia e práticas clínicas II. Rio de Janeiro: IFEN, 2017.

VAN GOGH, Theo. Cronologia. In: VAN GOGH, Vincent. Cartas a Théo. Porto Alegre: L&M, 2002. 420 p.

VAN GOGH, Vincent. Cartas a Théo. Porto Alegre: L&M, 2002. 420 p.

VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

Téléchargements

Publié-e

2024-10-28

Comment citer

dos Anjos, V., & Daltro, M. . (2024). ITINERÂNCIAS SOBRE A NOSSA RELAÇÃO COM A ESCRITA: RELATOS E EXPERIÊNCIAS. Ponto-E-Vírgula, 2(34). Consulté à l’adresse https://revistas.pucsp.br/index.php/pontoevirgula/article/view/68368