Escrita, texto e leitura: questões para o ensino da psicologia

Autores

  • Eveline Bouteiller Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Palavras-chave:

escrita, leitura, texto, formação do psicólogo

Resumo

Neste relato de experiência profissional, pretende-se relacionar escrita, texto e leitura e seu papel na produção de conhecimento durante a formação acadêmica do psicólogo e os cursos de pós-graduação. O lugar da escrita tem sido burocrático, pois escrever na maior parte das vezes serve apenas como avaliação, o que significa que o aluno repete o que já é sabido. O entrelaçamento entre leitura e escrita - e é assim que o texto deve ser entendido - também se dá em termos semelhantes: lê-se muito para adquirir o conhecimento e para aprender a escrever como a academia prefere ler. Escrever e ler passarão a ser importantes na formação do psicólogo quando forem entendidos como processos criativos, atribuidores de sentidos novos, quando a escrita deixar de ser apenas forma de avaliação.

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Publicado

2013-07-01

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