O ENSINO DE ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA ESCRITA

Autores

  • Elis Regina da Costa Universidade Federal de Goiás
  • Evely Boruchovitch Faculdade de Educação Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

produção de textos, estratégias de aprendizagem, narrativas

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo investigar se uma intervenção em estratégias de aprendizagemorientadas à escrita resultou no uso mais eficiente dessas estratégias na produção de narrativas entre estudantesdo sétimo ano, de uma escola pública do Ensino Fundamental. Buscou também conhecer a opinião dosparticipantes acerca dos pontos positivos e negativos da intervenção na sua aprendizagem. Participaram duasturmas de alunos distribuídos aleatoriamente em grupo experimental (18) e controle (17). Os estudantesforam avaliados por meio de uma escala de estratégias de aprendizagem e duas questões abertas. A primeirafoi sobre o uso de estratégias específicas de produção de textos em dois momentos (pré e pós-teste). A segunda,realizada somente no grupo experimental, solicitava aos participantes uma avaliação da intervenção sobre aprópria aprendizagem. A intervenção consistiu de sete sessões orientadas ao ensino e à prática de estratégiasde aprendizagem gerais e específicas para produção de textos. Os resultados mostraram uma ampliaçãosignificativa no repertório de estratégias de produção de textos,um relato de estratégias mais eficientes paraescrever textos, bem como uma melhoria da qualidade da produção textual entre os participantes do grupoexperimental. Ademais, todos os participantes do grupo experimental fizeram uma avaliação positiva daintervenção.

Downloads

Publicado

2015-07-01

Edição

Seção

Artigos