A interação família-escola diante dos problemas de comportamento da criança: estudos de caso

Autores

  • Luiza Maria de Oliveira Braga Silveira Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA
  • Adriana Wagner Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Palavras-chave:

práticas educativas parentais e escolares, problemas de comportamento na infância, relação família-escola

Resumo

O presente estudo buscou compreender como a família e a escola partilham a socialização de crianças em idade escolar com problemas de comportamento, investigando a continuidade e/ou descontinuidade das práticas educativas utilizadas pelas mesmas. Foram estudados três casos, entrevistando pais e professores de crianças de escolas particulares de Porto Alegre, a partir do delineamento de estudos de caso. A análise de conteúdo das entrevistas evidenciou a ambivalência quanto ao problema de comportamento da criança, a delimitação rígida das fronteiras e dos saberes família-escola, a descontinuidade e desconhecimento a respeito das práticas educativas, e as dificuldades na comunicação. A discussão dos dados destaca a falta de modelos integrativos família-escola e a necessidade de maior conhecimento e flexibilidade de fronteiras entre os sistemas familiar e escolar.

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Publicado

2012-07-01

Edição

Seção

Artigos