A Psicologia da Educação na formação do pedagogo: o movimento da disciplina de 1972-1990 e sua articulação como o contexto histórico-cultural

Autores

  • Neide Barbosa Saisi Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palavras-chave:

Pedagogia, educação, psicologia da educação, formação de professor

Resumo

Este artigo fundamenta-se na pesquisa de doutorado Psicologia da Educação: Retrospectiva de uma disciplina, defendida em maio de 1996, na PUCSP, cujo objetivo básico foi refletir sobre a contribuição potencial da Psicologia da Educação na formação do educador. O interesse foi particularizado nessa disciplina, no curso de Pedagogia da PUC-SP, no qual a autora é docente. Para atingir este objetivo, empregou-se a técnica de análise de conteúdo para descrever e interpretar 59 planos de ensino, relativos ao período de 1972 a 90, tendo como passos sucessivos as seguintes etapas: 1) caracterizar a preocupação da disciplina quanto ao preparo teórico-prático do educador; 2) Caracterizar as mudanças ocorridas na natureza dessas preocupações no período analisado, situando-as no contexto educacional brasileiro; 3) refletir sobre o sentido positivo, ou não, das alterações ocorridas para a formação do educador. O objetivo deste artigo é apresentar essas mudanças, articulando-as com o contexto educacional brasileiro e refletir sobre sua contribuição potencial para a formação do educador.

Downloads

Publicado

2016-12-09

Edição

Seção

Artigos