Percepção dos professores sobre necessidades de alunos adolescentes uma abordagem walloniana

Autores

  • Shirley C. Ferrari Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação, Psicologia da Educação

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo identificar as percepções que os professores têm das necessidades de seus alunos de 5ª série e como procuram lidar com elas na situação de sala de aula. Os dados foram coletados por meio de entrevistas realizadas com professores especialistas de área e analisados sob a ótica do psicólgo e educador frânces Henri Wallon (1879-1962) que indica, em sua teoria de desenvolvimento, quais necessidades dos adolescentes devem ser satisfeitas paea que seu crescimento ocorra de forma completa e integrada. A pesquisa indicou que os professores identificam algumas necessidades desses alunos, porém, segundo a teoria walloniana, alguns não lidam adequadamente com as mesmas, não conseguindo satisfazê-las de forma a contribuir para o desenvolvimento afetivo, cognitivo e motor dos alunos que estão sob sua responsabilidade.

Downloads

Publicado

2019-05-18

Edição

Seção

Artigos