Os pais e suas expectativas em relação à educação infantil da escola particular

Autores

  • Silvana Maria Silva Iunes Centro Universitário de Brasília – UniCEUB
  • Aictyr Lomonte da Silva Centro Universitário de Brasília – UniCEUB
  • Maria Eleusa Montenegro Centro Universitário de Brasília – UniCEUB
  • Ana Regina Melo Salviano Centro Universitário de Brasília – UniCEUB
  • Márcia Marins Batista Centro Universitário de Brasília – UniCEUB
  • Celeida B. Garcia Cintra Pinto Centro Universitário de Brasília – UniCEUB
  • Marianna Dantas Guimarães Melo Centro Universitário de Brasília – UniCEUB

Palavras-chave:

early childhood education, pedagogical practice, family-school relations, teacher training.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados da pesquisa a respeito da percepção dos pais quanto às expectativas e às necessidades da Educação Infantil em escolas particulares do Distrito Federal. Foi utilizado o método qualitativo e como instrumento o questionário. As categorias selecionadas foram: caracterização dos participantes da pesquisa; trabalho pedagógico; relações interpessoais; formação para o trabalho e realidade escolar. Pôde-se concluir que pais encontram-se inteirados do processo educacional dos filhos e participam das atividades propostas pela escola. Acreditam que os professores devam estar em constante aprimoramento para melhorar a qualidade do trabalho pedagógico e, inclusive, sugerem que o governo se dedique a esta formação.

Biografia do Autor

Marianna Dantas Guimarães Melo, Centro Universitário de Brasília – UniCEUB

 

Downloads

Publicado

2019-05-23

Edição

Seção

Artigos