O processo de constituição da identidade profissional desvelando o movimento de transformação de supervisor escolar à coordenador pedagógico

Autores

  • Cristiane de Sousa Moura Teixeira
  • Maria Vilani Cosme de Carvalho Universidade Federal do Piauí, Programa de Pós-Graduação em Educação

Palavras-chave:

identidade profissional, supervisor escolar, concepção psicossocial de identidade

Resumo

Esse artigo relata os resultados da pesquisa desenvolvida no mestrado, cujo objetivo foi investigar o processo de constituição da identidade do supervisor escolar e as possibilidades de ela se caracterizar pela autonomia. Para tanto, adotamos a concepção psicossocial de identidade (CIAMPA, 2005). Os dados empíricos dessa pesquisa foram construídos por meio de questionário junto a 73 supervisores e das histórias de vida de duas dessas supervisoras. O processo de análise ocorreu mediante a técnica da análise de conteúdo (BARDIN, 2004) do corpus oriundo do questionário e também da análise de discurso (ORLANDI, 2007) das narrativas. A interpretação dos resultados revelou que a identidade do supervisor escolar segue um movimento que vai da supervisão escolar à coordenação pedagógica e, por isso, tende à autonomia profissional.

Biografia do Autor

Cristiane de Sousa Moura Teixeira

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade
Federal do Piauí – PPGED/UFPI. Supervisora escolar da rede pública estadual do Piauí
Secretaria estadual de educação e cultura – SEDUC/PI.

Downloads

Publicado

2019-05-24

Edição

Seção

Artigos