Concepções pedagógicas e práticas de ensino: significações de professores a partir da associação livre de palavras

Autores

  • Vanda Cristina Moro Minini Universidade União Bandeirante

Palavras-chave:

concepções pedagógicas, prática de ensino, saberes do cotidiano, professores

Resumo

O estudo focaliza as práticas e as concepções pedagógicas, na perspectiva de professores de 4ª série do Ensino Fundamental. Os objetivos dessa pesquisa foram: 1) quais significados compõem a narração das práticas de ensino do professor sobre o dia-a-dia escolar, no desenvolvimento do processo ensino e aprendizagem, quanto a: estratégias de ensino; recursos pedagógicos e avaliação da aprendizagem; 2) mais genericamente, quais concepções pedagógicas subjazem ao relato dessas práticas de ensino; 3) compreender, pelas narrativas, as relações entre as práticas e as concepções pedagógicas. O referencial teórico utilizado foi o oferecido por Bruner (1997), pelos estudos do cotidiano e estudos sobre os saberes da profissão. Os dados foram coletados junto aos professores de escolas públicas e de escolas particulares do município de São Paulo e em um município da Grande São Paulo, através de associação livre de palavras. Para a análise e interpretação das respostas é feita uma análise de conteúdo, as respostas foram agrupadas em categorias e temas, e, posteriormente foram cruzadas. Os resultados apontados na associação livre de palavras, não ressaltam uma concepção pedagógica de direção única, mas sim, um conjunto de idéias e significados que estão encadeados com suas práticas, e, que se constituem como um amálgama de diferentes posições pedagógicas as quais adentraram em seu ideário pela formação e pelo trabalho. Os professores entrevistados para este estudo, além de sua formação básica para a função docência, fizeram vários outros cursos em continuidade, em serviço, e, na dinâmica de seu trabalho, nas relações entre pares, nas relações com a coordenação pedagógica e direção, no seu fazer cotidiano das salas de aula, parecem ter constituído um modo simbiótico de pensar e agir, onde perspectivas de uma concepção mais tradicional de ensino se combinam com aspectos de uma pedagogia ativa, e, com alguns traços de perspectivas mais contemporâneas, como as do construtivismo.

Biografia do Autor

Vanda Cristina Moro Minini, Universidade União Bandeirante

Doutora em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, coordenadora do curso de Pedagogia da Faculdade Municipal de Palhoça (SC), professora da Universidade União Bandeirante (UNIBAN-SC) e Professora de Educação Infantil da UFSC.

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Publicado

2019-05-27

Edição

Seção

Artigos