Transformação do pensamento e da linguagem na aprendizagem de conceitos

Autores

  • Maria Eliza Mattosinho Bernardes Universidade de São Paulo, Escola de Artes Ciências e Humanidades

Palavras-chave:

pensamento e linguagem, ação pedagógica, sentido e significado da palavra, psicologia histórico-cultural

Resumo

O objetivo desta pesquisa é identificar diferentes intervenções pedagógicas que criam a possibilidade de superação do sentido pessoal rumo a apropriação do significado social do conceito a partir da análise de um sistema semântico fechado que analisa os diferentes aspectos psicológicos da linguagem. O estudo realizado com crianças das séries iniciais do ensino fundamental, no contexto escolar, caracteriza-se como um estudo explicativo organizado na forma de pesquisa-ação. São apresentados como resultados categorias de análise de sistemas semânticos que identificam o movimento entre o sentido e significado da palavra e diferentes tipos de intervenção verbal na ação pedagógica que criam situações para superação da apropriação do conceito promovendo a transformação do pensamento e da linguagem como funções psicológicas superiores.

Biografia do Autor

Maria Eliza Mattosinho Bernardes, Universidade de São Paulo, Escola de Artes Ciências e Humanidades

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – USP – São Paulo – Brasil. Professora doutora da Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo – USP – São Paulo – Brasil. Pesquisadora integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Atividade Pedagógica – GEPAPe – na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – USP – São Paulo – Brasil. Pesquisadora integrante do Grupo de Estudos sobre a Psicologia Histórico-Cultural no Laboratório Interinstitucional de Psicologia Escolar e Educacional – no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo – USP – São Paulo – Brasil

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Publicado

2019-05-30

Edição

Seção

Artigos