Educando meninos e meninas: transmissão geracional da pesca artesanal no ambiente familiar

Autores

  • Narjara Mendes Garcia Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental
  • Maria Angela Mattar Yunes Universidade Federal do Rio Grande, Instituto de Ciências Humanas e da Informação
  • Priscila Freitas Chaves Universidade Federal do Rio Grande, Instituto de Ciências Humanas e da Informação
  • Lídia Oliveira dos Santos

Palavras-chave:

educação, famílias, pesca artesanal, transmissão geracional

Resumo

A educação nas famílias de pescadores artesanais, além de transmitir saberes sobre a realidade, o cuidado e a promoção do desenvolvimento humano, também se direciona para a aprendizagem da atividade pesqueira. Este trabalho teve como objetivo investigar as crenças e os significados da educação nas famílias de pescadores artesanais, no que se refere aos conhecimentos e papéis para o trabalho na pesca. Para isso, foram escolhidas aleatoriamente duas famílias de pescadores artesanais do município de Rio Grande/RS e investigadas três gerações de cada família participante do estudo. O método usado foi a Inserção Ecológica e os dados foram analisados qualitativamente, seguindo os passos propostos pela grounded-theory. Os resultados apontam para linearidades na transmissão geracional dos saberes sobre a pesca e definição de papéis do homem e da mulher no desempenho dessa atividade. Esses resultados salientam que a educação nessas famílias tem contribuído para a continuidade da cultura da pesca com evidências na formação de sujeitos sociais críticos e participativos.

Biografia do Autor

Narjara Mendes Garcia, Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental

Pedagoga, mestre e doutoranda em Educação Ambiental (PPGEA/FURG), Bolsista de pós-graduação Capes e membro do Núcleo de Estudos e Atenção às Famílias (NEAF/CEP-Rua/FURG)

Maria Angela Mattar Yunes, Universidade Federal do Rio Grande, Instituto de Ciências Humanas e da Informação

Psicóloga com pós-doutoramento no Instituto de Psicologia da UFRGS, Doutora em Educação: Psicologia da Educação pela PUC-SP. É Pesquisadora do CNPq, Professora Adjunta do ICHI/FURG e coordenadora do Centro de Estudos Psicológicos sobre Meninos e Meninas em Situação de Rua (CEP-Rua/FURG).

Priscila Freitas Chaves, Universidade Federal do Rio Grande, Instituto de Ciências Humanas e da Informação

Bióloga e mestranda em Educação Ambiental (PPGEA/FURG). Atuou nesta pesquisa como bolsista de iniciação científica FAPERGS

Lídia Oliveira dos Santos

Pedagoga e professora da rede municipal de ensino. Atuou nesta pesquisa como bolsista voluntária de iniciação científica.

Downloads

Publicado

2019-06-03

Edição

Seção

Artigos