Educação infantil: a dimensão moral da função de cuidar

Autores

  • Tereza Montenegro

Palavras-chave:

Creche, Pré-escola, Psicologia moral

Resumo

O texto expõe parte dos resultados de uma pesquisa sobre a função de cuidar na educação infantil, relacionando-a com a psicologia moral. São identificadas imprecisões no emprego da palavra cuidado em textos acadêmicos e governamentais de elaboração e designação de políticas para o setor. Investiga-se o sentido do cuidado a partir das mudanças no significado desta função na história das creches e pré-escolas no Brasil e sua polarização com a função de educar; segue-se um breve apanhado da origem etimológica e diferentes sentidos atribuídos à palavra. A análise dos sentidos somada à vinculação do termo às teorias de psicologia moral possibilitou o exame e a adoção de um conceito que sintetiza as dimensões cognitivas, afetivas e morais do cuidado.

Biografia do Autor

Tereza Montenegro

Analista de Desenvolvimentp Social da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo - Secretaria da Habitação  Doutora em Psicologia Social (PUCSP)

 

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Publicado

2019-06-07

Edição

Seção

Artigos