CONTRIBUIÇÕES DA PÓS-GRADUAÇÃO SOBRE EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO

Autores

  • Adélia Suzana Barreiro Del Sarto Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, São Paulo, São Paulo http://orcid.org/0000-0001-8256-3752
  • Sandra Regina Gimeniz-Paschoal Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, São Paulo, São Paulo http://orcid.org/0000-0003-0330-132X

DOI:

https://doi.org/10.23925/2175-3520.2020i51p42-50

Palavras-chave:

Educação, Saúde, Violência, Acidentes de trânsito, Prevenção de acidentes

Resumo

Os acidentes de trânsito permanecem causando elevada morbimortalidade, mas são previsíveis e preveníveis, como apontam as políticas públicas. A temática da educação para o trânsito é indicada para ser desenvolvida em todos os níveis de educação e é sugestiva para a prevenção destes acidentes. O objetivo desse trabalho foi investigar estudos pósgraduados brasileiros relacionados à temática da educação para o trânsito. Foi realizada busca no portal da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Foram estabelecidos como critérios de inclusão: estudos pós-graduados relacionados à temática educação para o trânsito, realizados em ambientes de educação formal, com estudantes, que se referissem ao país e que estivessem disponíveis integralmente no ambiente virtual. Foram encontrados 32 estudos e selecionados para análise seis dissertações e três doutorados. Verificou-se que o ano de 2015 concentrou mais publicações (4), predominaram estudos ligados a Programas de Engenharia Urbana (4), a região sudeste se destacou em relação ao número trabalhos (5) e todo os trabalhos estiveram voltados à contribuição para a prevenção de acidentes no trânsito. Concluiu-se que houve pequeno número de estudos pós-graduados no país diante de temática tão importante para a sociedade, indicando a necessidade de novos trabalhos, principalmente com o acompanhamento de ações realizadas e avaliação de seus impactos.

Biografia do Autor

Adélia Suzana Barreiro Del Sarto, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, São Paulo, São Paulo

 

 

 

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Publicado

2020-11-18

Edição

Seção

Artigos