APRENDIZAGEM ESCOLAR: DESAFIOS DO PROFESSOR NA ATIVIDADE DOCENTE

Autores

  • Júlio Ribeiro Soares Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0002-3288-7756
  • Dalcimeire Soares de Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0001-5784-0471
  • Rafaela Dalila da Costa Pinto Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0001-8542-2621

DOI:

https://doi.org/10.23925/2175-3520.2020i51p72-84

Palavras-chave:

Aprendizagem escolar, Subjetividade, Atividade docente

Resumo

Nas duas últimas décadas, período este delimitado a partir da promulgação da atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96) e marcado por uma elevação na quantidade de matrículas na escola, especialmente no ensino fundamental, o processo de aprendizagem escolar tem se constituído numa questão urgente do nosso tempo, seja nos cursos de formação inicial e/ou continuada de professores, seja no seio da família e da própria escola, ou ainda nos consultórios médicos. Diante dessa problemática, a atividade docente tem sido analisada a partir de diferentes perspectivas, tanto políticas quanto pedagógicas, com vistas a atender a questão do processo de aprendizagem escolar. Tendo a psicologia sócio-histórica como base teórico-metodológica, este artigo objetiva apreender a dimensão subjetiva dos desafios vividos pelo professor na atividade docente frente às possibilidades de aprendizagem que se configuram no espaço escolar. Metodologicamente, o trabalho de investigação se desenvolveu por meio da realização de entrevista semiestruturada e o processo de análise e interpretação dos dados teve como base de apoio a proposta dos núcleos de significação. Os resultados do processo de análise e interpretação apontam para a constituição de dois núcleos de significação, a saber: 1) A vida na escola: um caminho de flores e espinhos; e 2) Da formação à prática: sonhos, possibilidades e desafios.

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Publicado

2020-11-18

Edição

Seção

Artigos