Qualidade na educação infantil pública: concepções de famílias usuárias

Autores

  • Bruna Calefi Gallo Universidade de São Paulo
  • Ana Paula Soares da Silva Programa de Pós-graduação em Psicologia, Departamento de Psicologia, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

qualidade da educação infantil, avaliação da qualidade na educação, relação família-instituição de educação infantil

Resumo

A qualidade da educação é um conceito construído histórica e socialmente, assim como seus instrumentos de avaliação. Algumas propostas, como as que defendem que a qualidade é dependente de um processo de negociação, preveem a participação de diferentes atores da comunidade na avaliação da instituição, incluindo as famílias. O artigo relata uma pesquisa realizada com foco na participação das famílias na avaliação da qualidade de uma instituição pública de educação infantil, com o objetivo de investigar quais as concepções de qualidade da educação infantil que as famílias constroem no processo de avaliação e quais parâmetros são utilizados nessa construção. Guiada pela perspectiva teórico-metodológica Rede de Significações, a construção dos dados foi realizada com 64 famílias por meio de um questionário e um colóquio em grupo. Os resultados revelam que as famílias apresentam referências de qualidade que vão ao encontro daqueles apontados por especialistas da área. Também chamam atenção para a complexidade da abertura à participação da família na avaliação da qualidade da instituição.

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Publicado

2013-06-01

Edição

Seção

Artigos