O fracasso escolar no ensino médio. A perspectiva dos alunos da rede pública do Distrito Federal

Autores

  • Carmelita Leitão Campos
  • Cândido Alberto Gomes Universidade Católica de Brasília

Palavras-chave:

ensino médio, fracasso escolar, repetência, abandono, gênero

Resumo

A presente pesquisa estudou as opiniões dos alunos sobre o fracasso escolar no ensino médio público do Distrito Federal, por meio de grupos focais e de um levantamento por amostragem. Os resultados revelam a percepção de uma escola monótona e pouco significativa para a vida dos alunos, embora estes valorizem a cultura acadêmica, Os rapazes tendem a ser minoria entre os matriculados e ter maior número de reprovações. A distorção série-idade é fator destacado do fracasso escolar, levando muitos alunos a não completarem os estudos. Baixas expectativas dos docentes e pouca dedicação dos alunos aos estudos parecem gerar um pacto de baixas exigências mútuas, que conduz ao modesto aproveitamento.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2016-12-09

Como Citar

Campos, C. L., & Gomes, C. A. (2016). O fracasso escolar no ensino médio. A perspectiva dos alunos da rede pública do Distrito Federal. Psicologia Da Educação, (17). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/psicoeduca/article/view/30847

Edição

Seção

Artigos