Ensino superior e adoecimento docente: um estudo em uma universidade pública

Authors

  • Amanda Gabriella Oliveira Tundis Universidade Federal do Amazonas/UFAM Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos http://orcid.org/0000-0002-6784-1950
  • Janine Kieling Monteiro Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica http://orcid.org/0000-0003-2577-1322

Keywords:

educação superior, trabalho docente, setor público

Abstract

O risco à saúde mental de um trabalhador pode surgir de diferentes dimensões e, conforme a Clínica Psicodinâmica do Trabalho, é possível traçar um perfil dos efeitos do trabalho no processo de adoecimento. Esta pesquisa teve o objetivo de identificar fatores críticos do contexto laboral de docentes do ensino superior público associados a riscos à saúde mental. Participaram 52 docentes, com idade entre 23 a 58 anos, de uma universidade pública da região amazônica. Foi utilizado um questionário sociodemográfico e laboral e o Inventário sobre Trabalho e Risco de Adoecimento, focalizando o contexto do trabalho, vivências de prazersofrimento e danos à sua saúde. Dentre os resultados, verificou-se que o contexto de trabalho foi avaliado como crítico. Fatores relacionados ao prazer foram satisfatórios para realização profissional. Em relação ao sofrimento foi pontuado como mais crítico o esgotamento profissional. Os danos físicos e psicológicos também foram identificados como críticos e os danos sociais como suportáveis. Esses resultados indicam a necessidade de se pensar alternativas para prevenir riscos de adoecimento mental no trabalho e, ainda, de se dialogar acerca do contexto de trabalho vivenciado pelos docentes de universidades públicas.

Published

2018-09-11

Issue

Section

Artigos