A autorregulação da aprendizagem: principais conceitos e modelos teóricos

Authors

  • Danielle Ribeiro Ganda Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) Faculdade de Educação, Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicopedagogia (GEPESP) http://orcid.org/0000-0002-4537-5143
  • Evely Boruchovitch Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) Faculdade de Educação, Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicopedagogia (GEPESP) http://orcid.org/0000-0001-7597-6487

Keywords:

autorregulação, modelos teóricos, formação de professores

Abstract

A autorregulação da aprendizagem é definida como um processo de autorreflexão e ação no qual o aluno estrutura, monitora e avalia o seu próprio aprendizado. A aprendizagem autorregulada está associada à melhor retenção do conteúdo, maior envolvimento com os estudos e melhor desempenho acadêmico. Na área da Psicologia Educacional, especialmente sob a Teoria Sócio-cognitiva, diversos modelos teóricos têm sido construídos no sentido de compreender esse processo. O presente artigo tem como objetivo apresentar os conceitos teóricos básicos que subjazem a autorregulação. Além disso, visa também descrever e analisar os principais modelos contemporâneos, desenvolvidos segundo a perspectiva sociocognitiva da aprendizagem. Embora tenham algumas características distintas, observa-se que todos os modelos teóricos evidenciam o papel do aluno como agente principal de sua aprendizagem e ressaltam que a autorregulação pode ser desenvolvida em qualquer etapa do ensino, do básico ao superior. Espera-se assim contribuir para a discussão sobre o tema e nortear teoricamente os professores no desenvolvimento de programas que favoreçam a autorregulação de seus alunos.

Published

2018-09-11

Issue

Section

Artigos