O uso das tecnologias digitais em educação: seguindo um fenômeno em construção
Palavras-chave:
tecnologias da informação e comunicação, processo ensino-aprendizagem, teoria ator-redeResumo
Este estudo buscou investigar o processo de inserção das novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na escola e o movimento de apropriação dessas por parte dos educadores. Escolhemos como cenários desta investigação um projeto destinado à capacitação docente no uso pedagógico das TIC e uma escola pública de São João del-Rei/MG, onde observamos as primeiras experiências no uso do laboratório de informática e entrevistamos educadores. Tal como propõe a Teoria Ator-Rede, abordagem teórico-metodológica escolhida, buscamos mapear e descrever as associações entre os atores humanos e não humanos envolvidos neste fenômeno. Verificou-se que as novas TIC trazem possibilidades inéditas de inovação educacional, mas que, incorporá-las efetivamente nas práticas pedagógicas, tem sido um processo lento e cheio de desafios. Uma vez que os atores interagem e se modificam constantemente, os resultados encontrados oferecem uma estabilização apenas provisória do fenômeno investigado, principalmente se considerarmos a velocidade com que ocorrem mudanças na sociedade atual.Métricas
Carregando Métricas ...
Downloads
Como Citar
Lopes, P. M. A., & Melo, M. de F. A. de Q. e. (2015). O uso das tecnologias digitais em educação: seguindo um fenômeno em construção. Psicologia Da Educação, (38), 49–61. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/psicoeduca/article/view/22799
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.