O Instituto Estadual de Educação do Pará - IEEP na memória de alunas e professoras

Autores/as

  • Vivian da Silva Lobato Faculdade de Educação e Ciências Sociais da Universidade Federal do Pará
  • Mitsuko Aparecida Makino Antunes Programa de Estudos Pós-graduados em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palabras clave:

memória coletiva, memórias de professores e alunos, formação docente no Pará

Resumen

O presente artigo objetiva apresentar dados sobre como as professoras e as alunas se recordam e interpretam o IEEP em seus vários aspectos. O referencial teórico-metodológico está assentado nos estudos de Bosi. Foi realizada, primeiramente, uma pesquisa documental, com a finalidade de ancorar as narrativas dos sujeitos, professoras e alunas do IEEP; em seguida, foram coletados os dados sobre como as professoras se recordam e interpretam o IEEP em seus vários aspectos, a partir de entrevistas semiestruturadas. Os resultados demonstram que o IEEP era um espaço de estudo, que visava garantir rigorosamente a aprendizagem dos conteúdos, mas também era um espaço alegre de convívio. È importante destacar que as entrevistadas se mostram saudosas do clima educacional do IEEP posto que a escola proporcionou a elas formação de qualidade, que lhes permitiu ingressar no mercado de trabalho com condições de bem exercê-la, bem como proporcionou conteúdos articulados com a prática, lazer, inserção cultural e amizades, enfim, uma formação completa, tão propalada nas teorias educacionais em voga.

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Cómo citar

Lobato, V. da S., & Antunes, M. A. M. (2016). O Instituto Estadual de Educação do Pará - IEEP na memória de alunas e professoras. Psicologia Da Educação, (39), 107–122. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/psicoeduca/article/view/26710

Número

Sección

Artigos