A necessidade da estética e da ética no currículo escolar do século XXI

Authors

  • Branca Jurema Ponce Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da PUC-SP
  • Alexandre Saul Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da PUC-SP

Keywords:

estética, ética, currículo escolar, século XXI

Abstract

O artigo tem por objetivo refletir sobre a necessidade da estética e da ética para o currículo escolar do século XXI. Considera limites e possibilidades do processo histórico da educação escolar e busca localizar a instituição escola como um espaço/tempo formador do ser humano. Afirmando a importância da dimensão técnico-científica, aponta a necessidade da inserção da arte e da construção de um olhar estético que amplie as possibilidades de ler e (re)escrever o mundo; e da ética como fundamental para o desenvolvimento de um sujeito livre e autônomo que preserve princípios fundamentais relacionados à construção da vida digna. Defende que a estética e a ética auxiliam na qualificação e na atualização da educação escolar na direção da construção de um mundo com menos desigualdades e injustiças.

Metrics

Metrics Loading ...

Published

2012-06-01

How to Cite

Ponce, B. J., & Saul, A. (2012). A necessidade da estética e da ética no currículo escolar do século XXI. Psicologia Da Educação, (34), 6–19. Retrieved from https://revistas.pucsp.br/index.php/psicoeduca/article/view/28038

Issue

Section

Artigos