Por entre ficções e descentramentos: discussões atuais de currículo e a Psicologia da Educação
Palabras clave:
currículo, Psicologia da Educação, identidade, conhecimentoResumen
O texto aborda as relações entre os campos do currículo e da Psicologia dac Educação. Defende uma estreita colaboração entre ambos, pautada pelas perspectiva que hoje norteia, dominantemente, o trabalho no campo do currículo: a compreensão, em vez da prescrição e da regulação. Sustenta que cabe ao campo do currículo formular interrogações sobre as questões que lhe são "próprias", recorrendo à psicologia da educação tanto na formulação quanto na discussão dessas indagações, mas sem aceitar imposições.O artigo inclui um panorama do campo do currículo contemporâneo, justifica a escolha de dois temas centrais ao campo do currículo - conhecimento e identidade - como objetos de sua atenção, para então explorar as relações dos mesmos com a Psicologia da Educação.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.