Família contemporânea e as funções parentais: há nela um ato amor?

Autores/as

  • Márcia Aparecida Vitorello Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Educação

Palabras clave:

família contemporânea, funções parentais, subjetividade, sujeito, Psicanálise, Educação

Resumen

Tendo em vista que a estruturação psíquica do sujeito, suporte das aprendizagens, depende dos modos de relação da criança com os pais, tecemos uma discussão sobre as funções parentais na família contemporânea. O artigo foi construído a partir da escuta de alunos do curso de Pedagogia sobre as observações de crianças realizadas para a disciplina de Psicologia da Educação. Partindo dessa experiência, foi elaborada uma reflexão teórica com enfoque na Psicanálise freudo-lacaniana a respeito de como os adultos da cultura atual têm desempenhado as funções parentais e seus impasses na estruturação da subjetividade dos sujeitos filhos. Foram evidenciadas as mudanças nas configurações sociais e nas formas de subjetivar dos sujeitos na contemporaneidade. Tal discussão permite aos discentes do campo da educação formular novas maneiras de compreender os sujeitos das aprendizagens.

Biografía del autor/a

Márcia Aparecida Vitorello, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Educação

Doutoranda em Educação (PPGEdu/FACEd/UFRGS)

Publicado

2018-09-13

Número

Sección

Artigos