Psicologia Social e Formação de Psicólogos: Reflexões a partir de uma experiência docente

Autores/as

  • Frederico Viana Machado Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Pesquisador do Núcleo de Psicologia Política-NPP, Universidade Federal de Minas Gerais

Palabras clave:

Psicologia Social, formação de psicólogos, ensino superior

Resumen

Pretende-se apresentar e discutir uma experiência docente desenvolvida na disciplina Psicologia Institucional e Comunitária do curso de Psicologia, abordando alguns percalços vivenciados no processo de formação de graduandos. Utilizou-se o arcabouço teórico da Psicologia Social, enfatizando uma perspectiva crítica e a dimensão política dos fenômenos sociais. Esta atividade buscou desenvolver com os alunos uma perspectiva crítica acerca dos fenômenos sociais e do campo de atuação dos Psicólogos a partir de uma experiência de campo. Propõe-se uma crítica pedagógica no ensino da Psicologia Social, a partir de uma atividade concreta, através da qual são explorados alguns dilemas vivenciados pelos professores de ensino superior. Argumenta-se que a Psicologia Social é uma disciplina estratégica na formação de Psicólogos

Biografía del autor/a

Frederico Viana Machado, Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Pesquisador do Núcleo de Psicologia Política-NPP, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Pesquisador do Núcleo de Psicologia Política-NPP, da UFMG. Bolsista Capes

Publicado

2018-09-13

Número

Sección

Artigos