As apropriações do pensamento de Vygotsky no Brasil: um tema em debate

Autores/as

  • Maria Teresa de Assunção Freitas Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação

Palabras clave:

apropriação vygotskiana, debate de idéias, convergências/divergências

Resumen

Este artigo debate as idéias presentes em uma publicação (Duarte, 2000) que faz uma crítica às apropriações da teoria vigotskiana no Brasil, considerando-as neoliberais e pós-modernas. Procurando realizar uma compreensão ativa do tema, a autora explicita o lugar de onde fala e procura analisar as convergências e divergências encontradas em relação ao trabalho em debate, mostrando a sua leitura do pensamento de Vygotsky. Construindo sua contrapalavra, a autora detém-se em analisar o que entende como movimento pós-moderno mostrando que Vygotsky deve ser compreendido a partir de sua filiação às idéias do materialismo histórico-dialético

Publicado

2019-02-11

Número

Sección

Artigos