Formação do educador - uma discussão dos saberes que integram o processo

Autores/as

  • Marília Claret Geraes Duran Universidade Metodista de São Paulo, Faculdade de Educação e Letras
  • Dalva Rachel Coelho do Nascimento Universidade Metodista de São Paulo, Faculdade de Educação e Letras

Palabras clave:

saberes, dilema, incidente crítico, formação inicial, pedagogia

Resumen

Este estudo discute os saberes que estão implicados na formação inicial do educador tal como formulados por Saviani (1996, p. 150) - o saber atitudinal, o crítico contextual, os saberes específicos, o pedagógico, o didático-curricular - analisando-os a partir da discussão de um incidente crítico. A Leitura e análise do material levantado com as respostas de dezoito alunos do último ano do curso (noturno) de Pedagogia de uma universidade particular confessional colocaram em evidência aspectos relativos aos valores, ou seja, ao julgamento de uma determinada conduta por parte de um profissional de acordo com o que dele se esperava, de acordo com aquilo que ele deveria fazer ou deveria ter feito. Alguns desses valores expressos nos depoimentos, considerados ponto de partida, foram esmiuçados na perspectiva de encontrar seus pressupostos teóricos, a sua essência

Publicado

2019-02-11

Número

Sección

Artigos