A escola: o lugar onde os professores aprendem
Resumo
O artigo tem por objetivo argumentar que a escola, habitualmente pensada de forma simplista como um lugar one os alunos aprendem e os professores ensinam, é fundamentalmente o lugar onde os professorem aprendem, e aprendem sua profissão. Buscando cumprir o objetivo a que se propõe, analisa o processo de formação pelo qual têm passado os professore, num contexto que vai da "reciclagem" à "recursividade", das qualificações às competências, da capacitação individual à aprendizagem coletiva. Termina analisando as quatro dimensões que considera essenciais para uma nova reconfiguração profissional do professor: o professor como analista simbólico, o professor como artesão, o professor como profissional da relação e, também, como construtor do sentido.Downloads
Publicado
2019-05-18
Como Citar
Canário, R. (2019). A escola: o lugar onde os professores aprendem. Psicologia Da Educação, (6). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/psicoeduca/article/view/42874
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.