Cultura escolar e indisciplina: em busca de soluções coletivas

Autores/as

  • Lincoln Coimbra Martins Universidade Federal de Minas Gerais, Observatório Psicologia, Educação e Sociedade -OPES
  • Iza Rodrigues da Luz Universidade Federal de Minas Gerais LAPED – Laboratório de Psicologia e Educação “Helena Antipoff ” GPJEC – Grupo de Pesquisa sobre Juventude e Educação na Cidade

Palabras clave:

indisciplina, escola, cultura escolar

Resumen

A pesquisa objetivou analisar a cultura organizacional de uma escola da região metropolitana de Belo Horizonte e sua relação com os episódios de indisciplina discente. A pesquisa foi realizada em dois momentos: 1º – Escuta em grupo de professores, funcionários, direção e alunos da escola; e 2º – Aplicação de um questionário sobre a cultura organizacional. Os resultados evidenciaram que a indisciplina dos alunos estava relacionada a vários outros aspectos do próprio funcionamento da escola. A partir da reflexão realizada junto aos professores e direção, os pesquisadores solicitaram que fossem apontadas possíveis soluções. Foram sugeridas mudanças nos aspectos observáveis da escola que pudessem aprimorar o processo de comunicação, as formas de gestão e o processo decisório.

Publicado

2019-05-23

Número

Sección

Artigos