A escola de nove anos e a atuação docente: análise de uma experiência na escola pública
Palabras clave:
políticas educacionais, atuação docente, psicologia em contextos educativos e comunitáriosResumen
Este estudo visou conhecer como professores de uma escola pública de Ensino Fundamental percebiam sua atuação durante o processo de implementação da Escola de Nove Anos e suas opiniões sobre a referida política. Um grupo de 10 professoras foi acompanhado por quatro semestres. Foram feitas entrevistas individuais e registros em diários de campo. Os resultados indicaram a importância da participação dos educadores nas discussões sobre a implantação das políticas, da preparação prévia da escola diante das mudanças propostas e a presença de diferentes formas de participação das professoras (imobilismo, crítica e ação) diante dos problemas encontrados. A atuação do psicólogo buscou favorecer a conscientização das educadoras sobre essas condições de opressão, mas o grupo não reconheceu a sua força política como instrumento de mudança da realidade.Descargas
Publicado
2019-05-27
Número
Sección
Artigos
Licencia
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.