Perspectivas de atuação do psicólogo escolar na rede pública de ensino: um estudo exploratório em uma escola de Fortaleza

Autores/as

  • Luciana Lobo Miranda Universidade Federal do Ceará, Departamento de Psicologia
  • Tiago Régis de Lima Universidade Federal Fluminense
  • Paulo André Sousa Teixeira
  • Flora Lima Chaves
  • João Paulo Pereira Barros Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Palabras clave:

rede pública e municipal de ensino, psicologia escolar, atuação do psicólogo

Resumen

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada durante as disciplinas de Psicologia Escolar I e II do curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará – UFC, sob a supervisão da Prof. Dra. Luciana Lobo Miranda, em 2005. Tal pesquisa investigou as expectativas que gestores, funcionários e professores de uma escola pública de Fortaleza tinham acerca da atuação do psicólogo escolar na rede pública municipal. Os dados foram coletados através de grupo focal e analisados mediante análise de conteúdo. Constatamos a importância que é atribuída pelos sujeitos desta pesquisa a uma possível atuação do profissional de psicologia na escola, mesmo havendo uma heterogeneidade de expectativas a respeito. Pesquisas dessa natureza são relevantes para subsidiar a formulação de políticas públicas educacionais voltadas à melhoria do ensino público municipal.

Biografía del autor/a

Luciana Lobo Miranda, Universidade Federal do Ceará, Departamento de Psicologia

Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFC.

Tiago Régis de Lima, Universidade Federal Fluminense

Psicólogo Graduado pela Universidade Federal do Ceará. Estudante do Mestrado em Psicologia da Universidade Federal Fluminense

Paulo André Sousa Teixeira

Psicólogo Graduado pela Universidade Federal do Ceará

Flora Lima Chaves

Psicóloga Graduada pela Universidade Federal do Ceará. Residente da Escola de Saúde da Família Visconde de Sabóia – Sobral/CE

João Paulo Pereira Barros, Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Psicólogo Graduado pela Universidade Federal do Ceará. Estudante do Mestrado em Psicologia da Universidade Federal do Ceará, bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Publicado

2019-06-03

Número

Sección

Artigos