A Abordagem Centrada na Pessoa na história da psicologia no Brasil: da psicoterapia à educação, ampliando a clínica

Autores/as

  • Ronny Francy Campos Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Palabras clave:

psicologia clínica e educacional, história da psicologia no Brasil, Abordagem Centrada na Pessoa

Resumen

Partindo, prioritariamente, de entrevistas realizadas com alguns profissionais (psicólogos e educadores) que trabalham ou já trabalharam com a Abordagem Centrada na Pessoa, discorro sobre como está organizada a proposta rogeriana de psicologia no Brasil. As questões principais a serem consideradas neste artigo dizem respeito à entrada, no Brasil, da proposta de uma psicologia como a rogeriana e a que tipo de subjetividade ela possibilita constituir. Dialogo, especialmente, com uma tese muito difundida no Brasil: a de que os psicólogos rogerianos brasileiros deixaram (ou evitaram) de considerar fatores cruciais como o “social” e o “político” e que, portanto, a psicologia por eles praticada é distante da realidade, sendo, em termos gerais, a-histórica.

Biografía del autor/a

Ronny Francy Campos, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutor em Psicologia Clínica pela PUC/SP e professor de História da Psicologia da PUC/MG – Campus de Poços de Caldas. Psicoterapeuta e professor de História da Psicologia da PUC/MINAS – Campus de Poços de Caldas.

Publicado

2019-06-06

Número

Sección

Artigos