Formação contínua de professores: concepções, processos e dinâmica profissional

Autores/as

  • Luís António Pardal Universidade de Aveiro, Departamento de Ciência da Educação
  • Antonio Maria Martins Universidade de Aveiro, Departamento de Ciência da Educação

Palabras clave:

Formação contínua, Profissão docente, Inovação

Resumen

Tendo presente a complexidade que envolve a formação contínua ao nível dos interesses, dos agentes e dos objectivos, realizou-se uma pesquisa junto de professores, suportada por um quadro conceptual que, considerando aquela como um acto permanente, dinamizador da experiência profissional e da reflexão sobre a mesma, a situa em interacção com um modelo de escola, um processo de ensino-aprendizagem e uma profissão indissociada do ser que a exerce. O estudo mostra-nos, em síntese, que os professores consideram que a formação contínua deve mover-se em torno de três eixos principais: 1º. Como acto recriador da profissão docente; 2º. Como dinâmica catalisadora da experiência profissional e pessoal dos docentes; 3º. Como oportunidade de articulação dos interesses e das necessidades dos agentes envolvidos no processo.

Publicado

2019-06-07

Número

Sección

Artigos