ESCUTA HISTÓRICO-CULTURAL DE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: MULTIPLICIDADE DA EXPERIÊNCIA HABITADA NO DISCURSO
DOI:
https://doi.org/10.5935/2175-3520.20190017Palabras clave:
Queixa escolar, Escuta clínica, Psicologia histórico-culturalResumen
Esse artigo visa compartilhar ações realizadas frente à demanda de dificuldades de não aprendizagem escolar no aspecto de escuta e intervenção à queixa escolar, em crianças atendidas em um Serviço de Psicologia Aplicada – SPA de uma IES de Porto Velho/ RO. Foram acompanhadas experimentalmente cinco crianças, ao longo do segundo semestre de 2017. O trabalho avançou ao tentar romper com o olhar de análise clínico institucionalizado e na desconstrução da queixa escolar com o sujeito, família e escola. Evidenciou-se que no discurso da queixa escolar muitos significados das tensões não possuem sentido individual e a que a consciência sobre essa relação emergiu sem laço e com desencontros no discurso anunciado.Descargas
Publicado
2019-10-24
Número
Sección
Artigos
Licencia
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.