Estrutura das representações sociais dos alunos do 9º ano sobre a indisciplina
Palabras clave:
indisciplina escolar, autonomia, altruísmoResumen
O artigo analisa as representações sociais discentes sobre a indisciplina escolar segundo a abordagem estrutural de Abric, à luz do desenvolvimento moral de Piaget. As informações foram coletadas mediante questionários aplicados a 402 alunos do 9º ano de quatro colégios estaduais do ensino fundamental de Ponta Grossa, Paraná. A análise das informações adota procedimentos quantitativos com o auxílio dos softwares EVOC e SIMI, seguidos de procedimentos qualitativos de análise de conteúdo. As representações dos alunos apontam como provável núcleo central o desrespeito e a bagunça, indicando representações de base moral e funcional de tendência heterônoma.Métricas
Cargando métricas ...
Descargas
Publicado
2013-07-01
Cómo citar
Ferreira, A. C., & Rosso, A. J. (2013). Estrutura das representações sociais dos alunos do 9º ano sobre a indisciplina. Psicologia Da Educação, (37), 15–29. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/psicoeduca/article/view/27684
Número
Sección
Artigos
Licencia
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.