Narrativas de professores e identidade docente: o memorial como procedimento metodológico
Mots-clés :
docência, identidade, narrativa, formação de professoresRésumé
O trabalho visa discutir a importância das narrativas de professores para o processo de construção da indentidade docente e do memorial como procedimento metodológico para a reflexãoda prática pedagógica. Adotando o pensamento de Walter Benjamin como referencial teórico, a análise proposta parte da tese de que as narrativas dos docentes apresentam considerável contribuição para o exame da complexidade que envolve os atos de ensinar, pesquisar e aprender. O memorial da prática pedagógica é encarado como a possibilidade de o professor refletir acerca de sua trajetória pessoal e profissional, buscando perceber o alcance e as limitações das teorias pedagógicas para a prática desenvolvida.Téléchargements
Publié-e
2017-01-06
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.