Ensino superior e adoecimento docente: um estudo em uma universidade pública

Autores

Palavras-chave:

educação superior, trabalho docente, setor público

Resumo

O risco à saúde mental de um trabalhador pode surgir de diferentes dimensões e, conforme a Clínica Psicodinâmica do Trabalho, é possível traçar um perfil dos efeitos do trabalho no processo de adoecimento. Esta pesquisa teve o objetivo de identificar fatores críticos do contexto laboral de docentes do ensino superior público associados a riscos à saúde mental. Participaram 52 docentes, com idade entre 23 a 58 anos, de uma universidade pública da região amazônica. Foi utilizado um questionário sociodemográfico e laboral e o Inventário sobre Trabalho e Risco de Adoecimento, focalizando o contexto do trabalho, vivências de prazersofrimento e danos à sua saúde. Dentre os resultados, verificou-se que o contexto de trabalho foi avaliado como crítico. Fatores relacionados ao prazer foram satisfatórios para realização profissional. Em relação ao sofrimento foi pontuado como mais crítico o esgotamento profissional. Os danos físicos e psicológicos também foram identificados como críticos e os danos sociais como suportáveis. Esses resultados indicam a necessidade de se pensar alternativas para prevenir riscos de adoecimento mental no trabalho e, ainda, de se dialogar acerca do contexto de trabalho vivenciado pelos docentes de universidades públicas.

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Publicado

2018-09-11

Como Citar

Tundis, A. G. O., & Monteiro, J. K. (2018). Ensino superior e adoecimento docente: um estudo em uma universidade pública. Psicologia Da Educação, (46). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/psicoeduca/article/view/39139

Edição

Seção

Artigos