Inclusão escolar como uma prática cultural: uma análise baseada no conceito de metacontingência
Mots-clés :
metacontigência, contingências comportamentais entrelaçadas, educação inclusiva, prática cultural, Behaviorismo RadicalRésumé
A Educação Inclusiva afirma-se como um novo paradigma exigindo das escolas transformações em sua estrutura e funcionamento. Este processo de mudança requer um modelo de atendimento que se constitua por meio de ações interdependentes que, para se efetivarem e se perpetuarem, devem resultar em mudanças culturais. No presente artigo, o conceito de metacontingência foi usado como unidade de análise do processo de transformação da Educação Inclusiva em prática cultural. Parte-se do pressuposto de que a aprendizagem representa o produto agregado oferecido pelas escolas. Para este fim, é necessário que os comportamentos dos profissionais, naquele ambiente, sejam congruentes e interdependentes e os procedimentos que reforçam este resultado sejam mantidos e propagados através do tempoTéléchargements
Publié-e
2018-09-13
Comment citer
Gusmão, F. A. F., Martins, T. G., & Luna, S. V. de. (2018). Inclusão escolar como uma prática cultural: uma análise baseada no conceito de metacontingência. Psicologia Da Educação, (32). Consulté à l’adresse https://revistas.pucsp.br/index.php/psicoeduca/article/view/39187
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