Psicanálise e Educação: análise das práticas pedagógicas e formação do professor

Auteurs-es

  • Regina Lucia Sucupira Pedroza Universidade de Brasília.

Mots-clés :

Psicanálise, Educação, análise das práticas docentes

Résumé

A relação entre psicanálise e educação vem possibilitando, desde que Freud demonstrou seu interesse pela pedagogia, melhor compreensão dos educadores sobre o desenvolvimento da criança e do adolescente. A premissa fundamental da psicanálise é a diferenciação do psíquico em consciente e inconsciente. Este trabalho objetiva apresentar possibilidades de atuações clínicas na formação do professor a partir da análise das práticas pedagógicas, visando oferecer condições aos professores para o enfrentamento de problemas do cotidiano escolar. Os grupos clínicos de análise das práticas docentes abordam a questão do cuidado e do terapêutico estabelecendo o grupo e a prática profissional como objetos de trabalho psicanalítico. Eles ocorrem no estabelecimento de ensino ou no contexto de formação continuada ou pessoal.

Téléchargements

Publié-e

2019-05-23

Comment citer

Pedroza, R. L. S. (2019). Psicanálise e Educação: análise das práticas pedagógicas e formação do professor. Psicologia Da Educação, (30). Consulté à l’adresse https://revistas.pucsp.br/index.php/psicoeduca/article/view/43027

Numéro

Rubrique

Artigos