A escola de nove anos e a atuação docente: análise de uma experiência na escola pública

Auteurs-es

  • Izabella Mendes Sant’Ana Universidade Federal de São Carlos
  • Raquel Souza Lobo Guzzo Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Mots-clés :

políticas educacionais, atuação docente, psicologia em contextos educativos e comunitários

Résumé

Este estudo visou conhecer como professores de uma escola pública de Ensino Fundamental percebiam sua atuação durante o processo de implementação da Escola de Nove Anos e suas opiniões sobre a referida política. Um grupo de 10 professoras foi acompanhado por quatro semestres. Foram feitas entrevistas individuais e registros em diários de campo. Os resultados indicaram a importância da participação dos educadores nas discussões sobre a implantação das políticas, da preparação prévia da escola diante das mudanças propostas e a presença de diferentes formas de participação das professoras (imobilismo, crítica e ação) diante dos problemas encontrados. A atuação do psicólogo buscou favorecer a conscientização das educadoras sobre essas condições de opressão, mas o grupo não reconheceu a sua força política como instrumento de mudança da realidade.

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Publié-e

2019-05-27

Numéro

Rubrique

Artigos