Produção de Vigotski (e grupo) e Wallon: comparação das dimensões epistemológica, metodológica e desenvolvimental
Palavras-chave:
Vigotski, Wallon.Resumo
O presente texto tem por objetivo comparar as produções de Vigotski e grupo e Wallon nas dimensões epistemológica, metodológica e desenvolvimental. Procurou-se estabelecer ligação e diferenciação nas propostas dos autores soviéticos e francês. Dentre os pontos investigados destacam-se a construção das respectivas teorias nos marcos epistemológicos do materialismo-histórico e dialético; consideram o indivíduo como um ser ativo e ontologicamente social e seu psiquismo originado no conjunto de relações sociais. Ambas as teorias foram elaboradas por meio da experimentação e observação, sendo as proposições sobre o desenvolvimento marcadas no movimento de contradição por sínteses e crises. Ressalta-se também que, para ambas as teorias, a educação tem um papel-chave, pois é por meio da apropriação do conhecimento produzido pela humanidade que o psiquismo é desenvolvido.Downloads
Publicado
2019-06-04
Como Citar
Mahoney, A. A., Almeida, L. R. de, & Almeida, S. H. V. de. (2019). Produção de Vigotski (e grupo) e Wallon: comparação das dimensões epistemológica, metodológica e desenvolvimental. Psicologia Da Educação, (24). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/psicoeduca/article/view/43237
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.