Concepções de professores sobre questões relacionadas à violência na escola
Mots-clés :
violência na escola, concepções de professores, relações interpessoaisRésumé
O presente trabalho tem o objetivo de mostrar os resultados de uma pesquisa realizada com dezesseis professores de quinta a oitava série da Rede Municipal de BelémPA, lotados no Distrito de Mosqueiro, sobre suas concepções a respeito de violência na escola. A coleta de dados aconteceu em dois momentos: primeiramente, por meio de entrevistas individuais semi-estruturadas com os professores e, na segunda parte da coleta, realização de dois seminários com os professores que haviam participado das entrevistas individuais. Os dados foram agrupados em quatro categorias: tipos/nuances de violência, causas/origem da violência, formas de enfrentamento e interferências no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados apontam que a ocorrência de situações violentas, no ambiente escolar, se constituem em um dos maiores desafios para o trabalho docente.Téléchargements
Publié-e
2019-06-04
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.